• O melhor da música AO VIVO

    O melhor da música ao vivo você encontra na UNIFM.

  • O melhor da música nacional

    Na UNIFM a manhã começa mais alegre e com música boa.

  • Notícias a cada hora

    Fique bem informado, a UNIFM tem conteúdo que faz a diferença para você!

  • A melhor programação cultural de Curitiba

    Na UNIFM você fica por dentro dos melhores shows e espetáculos que estão em cartaz na cidade.

+UFPR

UFPR realiza mais de 95% da produção científica do país

Mais de 95% da produção científica do país é realizada por Universidades Públicas. A evolução em relação aos períodos anteriores e o importante papel desempenhado pelas universidades públicas estão presentes em todos os estados. No período de 2011 a 2016 o Brasil publicou mais de 250 mil artigos na base de dados Web of Science em todas as áreas do conhecimento, ocupando à 13ª posição na produção científica global.

UFPR é a 2ª melhor universidade em inovação

UFPR é a segunda melhor universidade em inovação do Brasil segundo o Ranking Universitário Folha. A Universidade também é a melhor do Estado pelo sétimo ano consecutivo e a 7ª melhor do país, segundo o ranking nacional. A UFPR lidera quatro das cinco categorias avaliadas que são: Ensino, Pesquisa, Mercado e Inovação. O ranking avaliou, ainda, 37 cursos dos 159, destes, 34 ocupam o primeiro lugar de qualidade no Estado. Dentre eles, 23 estão entre os 10 melhores do Brasil.

UFPR é a 24ª melhor universidade da América Latina

A UFPR ocupa a 24ª posição de melhor universidade da América Latina em Ranking de universidades globais de acordo com o US News & World Report. Das 30 universidades brasileiras mais bem classificas todas são públicas, 24 federais e as demais estaduais. Na América Latina, das 64 universidades que fazem parte do ranking, 31 são brasileiras. Entre as brasileiras, a UFPR aparece em 12° lugar.

UFPR é a universidade Paranaense com mais bolsas de produtividade em pesquisa

A UFPR é a universidade no Paraná com mais bolsas de produtividade em pesquisa segundo o CNPq. Os dados apontam que a UFPR possui 320 bolsas em 57 áreas, representando um impacto social nas mais diversas vertentes. Entre os critérios de julgamento foram avaliados mérito científico, originalidade e relevância do projeto para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, considerando seus potenciais impactos, aplicabilidade e caráter inovador.

Materiais de William Shakespeare disponíveis gratuitamente

Pesquisadora da UFPR, Liana Leão, disponibiliza materiais sobre William Shakespeare com acesso gratuito na internet. O conteúdo presente no site, tem parceria com o projeto Global Shakespeares, portal do MIT, dos Estados Unidos. Entre os materiais para acesso estão 69 vídeos com trechos das peças shakespearianas interpretados por atores como Fernanda Montenegro, Miguel Falabella entre outros nomes importantes do teatro. O link para ter acesso a todos esses materiais é o shakespearedigitalbrasil.com.br

Aplicativo Reciclo

Aplicativo desenvolvido pelo, estudante da UFPR, Breno Corrêa, facilita a prática de reciclagem dentro do cenário urbano residencial. O programa “Reciclo”, permite que os usuários busquem pontos adequados para o descarte de resíduos recicláveis e que agreguem novos locais disponibilizados instantaneamente para toda a rede. O software tem duas versões integradas, uma em português e outra em espanhol para que qualquer pessoa dos países da América Latina, tenham acesso. O aplicativo “Reciclo” está disponível para download na Play Store e em breve na App Store.

Imunochip

O grupo de pesquisadores do Departamentos de Química, Bioquímica e Biologia Molecular da UFPR, desenvolveram um estudo para o diagnóstico da dengue de maneira rápida e de baixo custo. O imunochip, como é chamado, tem objetivo de trazer o diagnóstico da doença baseado na tecnologia das microbalanças de cristal de quartzo. Ainda em fase inicial, a pesquisa aponta que o valor por analise poderá ser, em média, de 2 a 10 reais. Além disso, o Imunochip desenvolvido por alunos da UFPR poderá ser utilizado em outras aplicações ambientais e na área da saúde.

Um libro per i´italiano

Bolsistas da UFPR são finalistas do concurso internacional “Um libro per I´italiano”, promovido pela Universidade Ca´Foscari, que fica na cidade de Veneza, na Itália. As alunas do projeto “Intercultura nas escolas: o italiano como língua e cultura na rede pública de ensino”, elaboraram um livro didático e criaram um percurso integrado de leitura, escrita e atividades criativas para falar de “emoções” durante as oficinas de sensibilização à língua e à cultura italiana que ministraram para as crianças de 9 a 12 anos de duas escolas municipais de Curitiba. A experiência foi além da sala de aula e se tornou um projeto de educação socioemocional para crianças, pessoas e instituições envolvidas, que aprenderam diferentes tarefas para difundir e conhecer a língua italiana e as emoções.

Núcleo de ensino de libras

O Núcleo de Ensino de Libras da UFPR atua em atividades de extensão relacionadas à Libras como segunda língua para quem tem o sentido da audição preservado. Ofertado para toda a comunidade, o curso é gratuito e atende mais de 700 pessoas. São ofertados os níveis básico, intermediário e avançado da Língua Brasileira de Sinais. Além do ensino da língua o núcleo promove atividades que aumentam a interação das pessoas surdas garantindo mais igualdade e oportunidades dentro da sociedade.

Para saber mais sobre o curso acesse: letraslibras.ufpr.br/

Projeto vivências em síndrome de down

O projeto Vivências em Síndrome de Down realizado pela UFPR atende em média 30 pacientes por semana. O Ambulatório da Síndrome de Down do Hospital de Clínicas da UFPR é referência nacional, sendo o primeiro específico para a síndrome na América Latina. As atividades desenvolvidas pelo projeto têm o objetivo de promover o atendimento de saúde integral aos pacientes e suas famílias, desenvolver ações para diminuição do preconceito e estimular atitudes éticas em relação à deficiência intelectual. Para saber Informações sobre agendamento de consultas ligue no telefone: 3360-7986.

Petróleo e gás da ufpr tem melhor desempenho no enem

O curso técnico em Petróleo e Gás da UFPR, teve o melhor desempenho do Paraná e do Sul do Brasil no Enem 2018 segundo ranking da Folha de S.Paulo.  O resultado considera as provas objetivas e inclui instituições públicas e privadas. O curso da UFPR alcançou o terceiro lugar entre as instituições públicas. Entre os diferenciais do curso técnico em Petróleo e Gás, está a alta carga horária experimental, a participação em projetos de pesquisa e extensão e em programas de monitoria da UFPR em várias áreas. As inscrições para processos seletivos normalmente ocorrem em agosto e setembro com informações divulgadas no site do Núcleo de Concursos da UFPR.

Produção científica agricultura

UFPR foi destaque no Ranking mundial de produção científica no campo da agricultura. Elaborado pela Universidade Nacional de Taiwan, o NTU mede o desempenho dos artigos científicos das universidades. Na edição de 2019 a produção científica da UFPR no campo da Agricultura e ficou entre as 275 universidades do mundo em quantidade e qualidade de trabalhos científicos. O resultado coloca a pesquisa em Agricultura desenvolvida na UFPR à frente de universidades localizadas em dez países, incluindo Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Canadá e Reino Unido.

>> Mais notícias

>> Promoções

>> Agenda Cultural

© Copyright - UNIFM 2018.