Brasil está entre os 10 maiores países do mundo em capacidade de energia solar

Brasil está entre os 10 maiores países do mundo em capacidade de energia solar

  • Categoria: Notícias
  • Postado em: 14-06-2021

Brasil volta ao TOP 10 entre os maiores países do mundo em capacidade instalada de sistemas de energia solar em 2020. No ano passado foram adicionados 3,2 gigawatts em novos projetos de geração solar e o Brasil subiu para o nono lugar no ranking global, liderado por China, Estados Unidos, Vietnã, Japão e Alemanha.

Em 2017 o Brasil já tinha integrado esse TOP 10, exatamente na 10ª posição do ranking. Mas em 2018 acabou caindo para a 11ª e em 2019, estava na 12ª posição. Agora, segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica) a expectativa é que o país continue subindo no ranking, pois a indústria solar brasileira vem se desenvolvendo.

Aliás, vale lembrar que em dezembro de 2020, a Copel e a UFPR inauguraram a usina solar fotovoltaica do campus Centro Politécnico, em Curitiba. A instalação é a maior do Brasil na sua modalidade: estacionamento solar carport. O projeto de eficiência energética da UFPR gera 1,2 megawatts de energia. Junto a 56 mil lâmpadas LED que estão sendo instaladas nos prédios da universidade em Curitiba, a economia será superior a 2 milhões de reais por ano.


Compartilhar!

De sua Opinião