Curitiba lidera pela quinta vez consecutiva ranking como capital brasileira com os melhores indicadores de saneamento

Curitiba lidera pela quinta vez consecutiva ranking como capital brasileira com os melhores indicadores de saneamento

  • Categoria: Notícias
  • Postado em: 15-06-2021

Curitiba lidera pela quinta vez consecutiva o Ranking ABES da Universalização do Saneamento como a capital brasileira com os melhores indicadores de saneamento. O ranking é organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e foi divulgado em evento online na manhã desta terça-feira (15).

Atendida pela Sanepar, a capital paranaense tem 100% da população urbana atendida com água tratada e 97% de atendimento com rede coletora de esgoto e serviço de tratamento. Curitiba é a única capital na categoria Rumo à Universalização. Em sua quinta edição, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento analisa indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação adequada de resíduos sólidos, identificando o quão próximo os municípios estão da universalização do saneamento. Apura, ainda, os impactos da ausência ou precariedade do saneamento na saúde da população.

O ranking edição 2021 reúne 1.670 municípios brasileiros que forneceram ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) as informações para o cálculo de cada um dos cinco indicadores utilizados no estudo, o que representa cerca de 70% da população do País. As 27 capitais brasileiras estão presentes no ranking.

 Foto: Maurilio Cheli/Arquivo Sanepar


Compartilhar!

De sua Opinião