CURITIBA PRORROGA DECRETO DA BANDEIRA LARANJA ATÉ SEXTA-FEIRA (28/05) [+]

CURITIBA PRORROGA DECRETO DA BANDEIRA LARANJA ATÉ SEXTA-FEIRA (28/05) [+]

  • Categoria: COVID-19
  • Postado em: 26-05-2021

Ontem houve a expectativa de mudança de bandeira em Curitiba. No entanto, a prefeitura da cidade decidiu prorrogar o decreto da bandeira laranja até a próxima sexta-feira, 28 de maio.

A decisão partiu do Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, após análise dos indicadores da pandemia na capital. Ainda assim, segundo a prefeitura, a pontuação da bandeira fechou em 2,65, muito próximo aos 2,70 que eleva o alerta ao risco máximo, ou Bandeira Vermelha. Na sexta-feira haverá uma nova análise pelos técnicos para uma nova decisão que pode mudar ou postergar a situação de alerta.

Ainda assim, a Prefeitura da capital cobra a adesão dos municípios da região metropolitana à bandeira vermelha para segurar uma “quarta onda” de Covid-19 na grande Curitiba. Há ainda a possibilidade de o governo do Estado criar um decreto especial para Curitiba e Região metropolitana, como ocorreu em 19 de março. De acordo com último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, em Curitiba, a taxa de ocupação dos leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 fechou ontem em 96%, enquanto que a taxa de ocupação dos leitos de enfermarias SUS para covid-19 estava em 101%. ou seja, até o fechamento do boletim, não havia leitos vagos de enfermaria e pacientes aguardavam em Unidades de Pronto Atendimento para transferência. De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria, Alcides Oliveira, a Capital paranaense está “na iminência de uma quarta onda” de Covid-19.


Compartilhar!

De sua Opinião