Ministério da Saúde lança companha de doação de sangue

Ministério da Saúde lança companha de doação de sangue

  • Categoria: Notícias
  • Postado em: 14-06-2021

Nesta segunda-feira, Dia Mundial do Doador de Sangue, o Ministério da Saúde está lançando a campanha Doar é um Ato de Amor. Com a pandemia, o número de doadores vem caindo, enquanto algumas demandas se mantêm ou até aumentaram, crescendo também a urgência pela retomada das doações. A necessidade de coleta para atender a demanda em Curitiba e Região Metropolitana é de cerca de 180 bolsas por dia.

O sangue doado é extremamente necessário para pessoas que passam por grandes cirurgias, como transplantes, pessoas em tratamento contra o câncer e pacientes que estão tratando complicações da covid-19. Apesar dos avanços da medicina e das tecnologias, não existe medicamento que substitua as células do sangue. Doar um pouco do seu sangue é um grande ato de amor que pode beneficiar até 4 pessoas.

Para fazer a sua parte, o voluntário precisa estar bem de saúde, descansado, bem alimentado e pesar pelo menos 50 Kg. O Complexo Hospital de Clínicas recebe doação de sangue de todos os tipos. Para doar, basta agendar pelo telefone 3360-1875. Aqueles que não agendarem a coleta previamente serão recebidos normalmente, porém, com limitação da sala de coleta e outros protocolos de distanciamento social pela pandemia do coronavírus. O Biobanco do HC fica na Av. Agostinho Leão Júnior, 108 - Alto da Glória. O processo, do cadastro à coleta do sangue, leva entre 60 e 90 minutos. Tirar esse tempo para salvar vidas é fundamental. Doe sangue hoje, regularmente e sempre.


Compartilhar!

De sua Opinião