Novo decreto do Governo do Paraná amplia medidas restritivas contra Covid-19 [+]

Novo decreto do Governo do Paraná amplia medidas restritivas contra Covid-19 [+]

  • Categoria: Notícias
  • Postado em: 26-05-2021

O Governo do Paraná publicou novo decreto que amplia as medidas restritivas ao enfrentamento da pandemia da Covid-19. O texto anterior venceria no dia 31 de maio mas, em razão do aumento do contágio da Covid-19 no Estado, as novas regras começam a vigorar na próxima sexta-feira, com validade até 11 de junho, mas podendo ser prorrogadas.

Com o novo decreto, medidas mais rígidas adotadas pelos municípios terão apoio da administração estadual. Também haverá reforço operacional das forças de segurança para coibir festas clandestinas, aglomerações e eventos. O chamado toque de recolher e a lei seca, que vigoram das 22h até as 5h da manhã, passam a valer desde às 20 horas. Comércio e atividades não essenciais seguem proibidas de funcionar aos domingos. Nos outros dias da semana, poderão abrir das 9h às 18h, com 50% de ocupação. Aos domingos e fora desses horários, durante a semana, só será permitido o atendimento na modalidade delivery. Os shoppings, que podiam funcionar das 11h às 22h, devem abrir até as 20h, com 50% da ocupação, assim como os supermercados, das 8h às 20h, com permissão de funcionarem 24 horas somente para entregas. Restaurantes, bares e lanchonetes será das 10h às 20h, com 50% do público e consumo local vedado aos domingos, mas podendo atender 24 horas na modalidade delivery. As academias podem funcionar das 6h às 20h, com até 30% de ocupação.

Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde publicou também a Resolução 500/2021, que suspende a realização de cirurgias eletivas em hospitais públicos e privados, em todo o Paraná. Apenas procedimentos de cardiologia, oncologia, nefrologia, e demais exames e procedimentos considerados de urgência e emergência, não serão afetados. A medida vale por 30 dias a partir desta quarta-feira.

Foto: Rodrigo Felix Leal


Compartilhar!

De sua Opinião