(41) 3360.7363
41 9999-0113
Sanepar retoma rodízio de água a partir de quarta-feira (11/08)

Sanepar retoma rodízio de água a partir de quarta-feira (11/08)

  • Categoria: Notícias
  • Postado em: 09-08-2021

Na manhã desta segunda-feira (08), o nível dos reservatórios que fazem parte do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba (SAIC) estava em 47,86%. Com isso, o rodízio de água de 36 horas de abastecimento e 36 horas sem abastecimento será retomado em Curitiba e Região Metropolitana, a partir de quarta-feira (11).

As projeções dos institutos de meteorologia indicam que a estiagem no estado vai continuar e a previsão é que a melhora no cenário só aconteça a partir do período de chuvas entre o final da primavera e o início do verão. De acordo com o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, em abril e julho, o volume de chuvas ficou bem abaixo da média histórica, o que fez com que o rodízio fosse reajustado novamente.

Com o novo rodízio, serão modificados os grupos de regiões afetadas com o desabastecimento. Conforme a Sanepar, o objetivo é garantir o fornecimento de água de qualidade para cerca de 3,6 milhões de pessoas. Entre as ações mantidas pela Sanepar está a campanha Meta20, com o objetivo de reduzir em 20% o consumo de água da população. No entanto, ainda não foi registrada essa queda no consumo.

De acordo com a Companhia de Saneamento, a adesão da população a medidas de economia no consumo de água, nos últimos meses, estava em 15% na média. Em julho, subiu para 18%. Bora fazer a diferença e bater a meta dos 20% de economia no consumo de água? Afinal de contas, a situação está crítica, tanto que com a permanência da estiagem em todas as regiões paranaenses, o Governo do Estado estendeu para todo o Paraná a situação de emergência hídrica, que até então era válida apenas para a Região Metropolitana de Curitiba e o Sudoeste. O novo decreto foi assinado na última quinta-feira, 05 e será válido por 90 dias.

 

Foto: Gerlado Bubniak / AN-PR


Compartilhar!

De sua Opinião