(41) 3360.7363
41 9999-0113
Segundo estudo, 56% da população do Paraná precisa estar vacinada para conter pandemia

Segundo estudo, 56% da população do Paraná precisa estar vacinada para conter pandemia

  • Categoria: Notícias
  • Postado em: 23-06-2021

Um estudo publicado pelo grupo de pesquisa interdisciplinar Ação Covid-19, analisou qual seria a porcentagem mínima necessária de população vacinada, em cada estado brasileiro, para que a expansão da pandemia fosse contida. Segundo a pesquisa, o Paraná é o estado brasileiro que apresenta maior urgência no aumento de sua cobertura vacinal, precisando vacinar 56% da população, para que consiga conter a pandemia de Covid-19.

A estimativa foi feita para o mês de abril de 2021, em comparação com dezembro de 2020, janeiro e fevereiro de 2021. O grupo é formado por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento associados a 13 instituições, incluindo Maria Carolina Maziviero, professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. Comparando o mês de abril com os demais períodos avaliados, os pesquisadores concluíram que é alto o número de estados em situação crítica.

Os aumentos mais significativos foram observados no Mato Grosso e em Tocantins, indicando uma piora do cenário epidêmico desses estados. Já o Maranhão se apresenta com destaque positivo desde dezembro de 2020, demonstrando as menores necessidades de imunização entre todos os estados do Brasil. Os autores ainda reforçam que é urgente e necessário que os modelos de análise do panorama nacional com mapeamentos estratégicos para o enfrentamento da pandemia no país.

A análise demonstrou que a situação no Paraná apresentou sinais de melhora após a entrega de novos lotes de imunizantes e do decreto que instituiu medidas de contenção ao coronavírus, restringindo a circulação de pessoas. No entanto, depois de um novo relaxamento das medidas restritivas, o contato de pessoas suscetíveis ao vírus, que estavam então isoladas, aumentou, assim como o número de casos e óbitos.


Compartilhar!

De sua Opinião