(41) 3360.7363
41 9999-0113
Sistema Nacional de Meteorologia emite alerta de emergência hídrica para a Bacia do Paraná

Sistema Nacional de Meteorologia emite alerta de emergência hídrica para a Bacia do Paraná

  • Categoria: Notícias
  • Postado em: 28-05-2021

O Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), coordenado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu um alerta de emergência hídrica associado à escassez de chuvas para a região hidrográfica da Bacia do Paraná para o período de Junho a Setembro de 2021. A área abrange o Paraná, e os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

É primeira vez que o órgão registra esse alerta. De acordo com o estudo, nessas regiões, a situação atual de déficit de precipitação é severa e nos próximos meses, durante a estação mais seca do ano, a condição pode ser agravada. O levantamento mostra ainda que, na análise das chuvas entre outubro de 2019 a abril de 2021 houve déficit, com acumulado parcial de 27 milímetros para a bacia do Paraná, abaixo do acumulado climatológico que é de 98 milímetros.

A previsão de precipitação para os próximos dias dos modelos meteorológicos de tempo indica acumulado máximo em 15 dias de 60 mm apenas na região central do Paraná, ocasionados por sistemas meteorológicos de pequena escala. Nas demais áreas da bacia a previsão indica pouco volume de precipitação para os próximos dias.


Compartilhar!

De sua Opinião