Templo dos ilustradores, Gibiteca de Curitiba recebe homenagem

Templo dos ilustradores, Gibiteca de Curitiba recebe homenagem

  • Categoria: Notícias
  • Postado em: 08-10-2021

A exposição Viajante Ilustrado, com desenhos e histórias assinadas por André Caliman, fica em cartaz na Gibiteca de Curitiba até 25 de outubro. Com entrada gratuita, o público pode conferir as obras feitas a partir de viagens do artista pelo Brasil e pela Europa.  

Nesta quarta-feira (6/9), o prefeito Rafael Greca foi conferir a exposição de Caliman e também participar da homenagem feita pelo vereador Nori Seto à Gibiteca, espaço da Fundação Cultural de Curitiba que compõe o complexo cultural do Solar do Barão, no Centro.

A homenagem destaca a Gibiteca de Curitiba como a primeira do mundo. O vereador é filho Claudio Seto, um dos maiores artistas gráficos de Curitiba, e que foi professor da Gibiteca e ajudou a formar vários profissionais da ilustração.

“O Seto foi um grande artista e tem uma ligação muito forte com esse espaço (Gibiteca de Curitiba) que ano que vem completará 40 anos. Vamos fazer aqui uma exposição em homenagem ao Seto artista e à Gibiteca”, disse Greca.

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o diretor de Ação Cultural, Edson Bueno; o coordenador da Gibiteca, Fúlvio Pacheco; e o artista Nilson Müller também participaram do evento.

Viajante ilustrado

De Roma (Itália) ao Largo da Ordem, a exposição em cartaz na Gibiteca de Curitiba mostra ilustrações de lugares ao redor do mundo por onde passou o artista viajante Caliman.

“É o nosso Debret curitibano do tempo atual”, disse Greca se referindo ao artista francês Jean-Baptiste Debret, que retratou o cotidiano do Brasil colonial, entre 1836 e 1831.

A Gibiteca fica no Solar do Barão, na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, e está aberta ao público de terça à sábado, das 9h às 12 e das 14h às 18h. Para controle de fluxo, é preciso pegar senha na portaria.

Fonte: https://www.curitiba.pr.gov.br/


Compartilhar!

De sua Opinião