Projeto da UFPR desenvolve prótese de mão humana

Estudantes e professores do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná pesquisam há dois anos e estão desenvolvendo técnicas para a construção de uma prótese de mão humana. O projeto de Iniciação Científica está em fase de testes.

A parte mecânica foi produzida em uma impressora 3D – utilizada em outros projetos do Laboratório de Magnetismo, Medidas e Instrumentação – para a construção do protótipo inicial. Os sinais nervosos, que continuam a ser emitidos pelo cérebro, mesmo após a perda do membro, são processados pelos pesquisadores para gerar o acionamento da prótese.  Os diferenciais são o baixo custo e a proposta de disseminar o projeto para pessoas da região que não tenham recursos para aquisição da peça.

Na etapa atual, o grupo desenvolve o acionamento via ondas cerebrais. Após a etapa de testes e adaptações, o protótipo precisará ser produzido com outras técnicas para ser implantado em uma pessoa que perdeu a mão, já que a peça produzida em 3D não possui resistência suficiente para o uso diário. Porém, mesmo com uma nova versão, a prótese ainda terá custo menor do que a comercializada no mercado.

>> Mais notícias

>> Promoções

>> Agenda Cultural

0 Comentários
© Copyright - UNIFM 2018.