(41) 3360.7363
41 9999-0113
UNIFM participa do maior evento cientfico da Amrica Latina

UNIFM participa do maior evento cientfico da Amrica Latina

  • Categoria: Notcias
  • Postado em: 03-08-2023

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento científico da América Latina, aconteceu em Curitiba esse ano, e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi a escolhida para ser a anfitriã dessa festa da ciência. Entre os dias 23 e 29 de julho, a cidade ficou recheada de atividades para todas as idades e gostos. O evento contou com a FUNPAR  e a UNIFM como apoiadora, e além disso, estivemos presentes em todos os dias desse encontro.

A UFPR firmou junto à fundação a parceria para execução do apoio logístico e financeiro desse projeto, então desde a contratação das quatro tendas até todos os cuidados com a segurança e outras questões técnicas foram viabilizados pela FUNPAR. Nos quatro meses que antecederam o evento, a FUNPAR se atentou em cada detalhe para tornar a reunião possível.

A SBPC levantou alguns números para mensurar o tamanho desse evento: foram realizadas 62 mesas-redondas, 41 conferências, 13 sessões especiais, 4 assembléias, 129 trabalhos apresentados, e 244 trabalhos expostos na sessão de pôsteres. Houve um total de mais de 10 mil pessoas inscritas no evento, e 700 nos webminicursos. Só no espaço da Expotec aconteceram 66 atividades, com aproximadamente 6 mil visitantes. Além disso, mais de 16 mil crianças de diversas escolas também passaram por lá.

Tudo isso mostra a grandeza dessa reunião, e permite imaginar o esforço e dedicação que esteve por trás desse sucesso.

A septuagésima quinta reunião da SBPC também recebeu diversas figuras importantes, como a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; a Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima; o Ministro da Educação, Camilo Santana; o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo da Fonseca; o presidente da Finep, Celso Pansera; o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, além de outras inúmeras autoridades da UFPR, do Estado e da prefeitura, servidores, alunos e da sociedade em geral.

O próximo encontro já tem uma sede definida. A Universidade Federal do Pará receberá  a 76ª edição.


Compartilhar!

De sua Opinião